Início > Uncategorized > O Domingo continua Legal

O Domingo continua Legal

https://ocanals.files.wordpress.com/2009/12/audienciadatv2009.jpg?w=300Assim que foi confirmada a saída de Gugu Liberato para a Record, muito se falou a respeito do possível fim do “Domingo Legal”. Gugu tinha a cara do programa, que por consequência, era a cara do SBT. O desfalque que a Record havia efetuado foi grande, afinal nem a emissora de Edir Macedo, assim como a própria Globo, tinham um apresentador que remetesse tanto à imagem do canal como Gugu remetia ao SBT. Por alguns dias nos bastidores do SBT restava a dúvida se o “Domingo Legal” chegaria ao fim e foi decidido que não. A decisão foi acertada.

http://audienciadatv.files.wordpress.com/2009/08/celso-portiolli-programa-silvio-santos.png?w=463&h=330&h=330O “Domingo Legal” de Gugu Liberato não apresentava mais os expressivos índices de audiência do início da década. As vitórias sobre o “Domingão do Faustão” e o “Fantástico” haviam ficado para trás e o motivo de comemoração se dava quando o programa vencia a Record com seu “Domingo Espetacular”, principal concorrente. Claro que isso tem relação com a queda do SBT, que vem perdendo audiência ano a ano desde 2005. Entretanto a solidez da atração era tamanha que mesmo com a grade despencando e chegando aos níveis mais baixos de toda a história, o “Domingo Legal” seguia firme e forte na vice-liderança ou muito perto dela.
Pode-se dizer também que o antigo “Domingo Legal” havia deixado de chamar atenção do público por conta de seus fracos quadros. A maioria deles superficiais e todos os esforços eram concentrados no “Construindo um Sonho”. O telespectador, que já estava deixando de acompanhar o SBT, teve mais um motivo para migrar para a concorrência.
https://i0.wp.com/www.telehistoria.com.br/upload/tele-programasilviosantos-portiolli-150809-430.jpgParalelo a isso aconteceu outro fato que poucos acreditavam também. Gugu Liberato estreou na Record com direito a festas em diversas praças do Brasil e um grande orçamento. De lá para cá já se foram três meses e ao contrário de Celso Portiolli, que rapidamente se adaptou ao novo programa, Gugu não se adaptou à nova casa. Seus quadros são repetidos e não apresenta nada de novo. Além disso, Gugu, contratado por R$ 3 milhões, não tem sequer 10% de seu potencial explorado na maioria das edições do “Programa do Gugu”. O “Sonhar mais um Sonho” continua tendo mais tempo que uma partida de futebol e é exibido exaustivamente todos os domingos. Musicais não existem, gincanas também não. O que se via diferente da reforma das casas – e apartamentos, caminhões etc. – era um concurso de dança de gosto duvidoso e o “Nasci de Novo”, talvez o menos entediante de todos mas que ainda assim está longe do aceitável.
O resultado das duas surpresas não poderia ser outro. O “Domingo Legal”, exibido nos finais das manhãs de domingo, se alterna entre a vice e a liderança. A Globo, preocupada pois nunca havia sido ameaçada nessa faixa, já pensa em alterar o formato de “A Turma do Didi” após dez longos anos. A Record escalou filmes de horário nobre, que graças às suas poucas interrupções para intervalos comerciais, em alguns dias consegue brigar com o programa do SBT. O “Domingo Legal” fez com que um novo horário nobre fosse criado nos domingos.
Já pela noite o “Programa do Gugu”, que era para ser o principal da Record, segue como coadjuvante. Com a chegada de “A Fazenda” perdeu quase metade de sua duração e fica espremido entre o “Domingo Espetacular” e o reality-show. O Ibope é fraco, na casa dos 12 pontos, facilmente ultrapassados pelo extinto “Repórter Record” e pelo próprio “Domingo Espetacular” se ocupasse parte do horário de Gugu Liberato.
Dessa análise, há duas conclusões. A primeira é que o “Domingo Legal” está pronto para disputar pela vice-liderança no horário nobre e duelar com seu antigo apresentador – e com grandes chances de sair vitorioso. No atual horário, por questões de share, o programa, que rende de 8 a 10 pontos de média, não passará de 12. Existe um limite e o “Domingo Legal” já chegou a ele, enquanto à noite pode chegar a 15, 16, com picos de 18.
Por outro lado, o “Programa do Gugu”, se começar a brigar com o “Domingo Legal”, certamente será derrotado. Mas calma. Gugu Liberato está no seu piso enquanto o “Domingo Legal” está em seu ápice. Gugu tem mais potencial que Celso Portiolli e a Record oferece uma estrutura, principalmente a respeito de termos financeiros, que dificilmente o SBT poderá acompanhar. Ou seja, se Gugu quiser, tem como dar a volta por cima e se aproximar dos 20 pontos de média que marcaram sua carreira nos primeiros anos dessa década.
Atualmente o “Programa do Gugu” briga com o “Programa Silvio Santos”, que é mais engraçado e assistível. Silvio perde de Gugu na média todos os domingos, por isso não há pressa para que o formato do “Programa do Gugu” seja drasticamente alterado. Mas que se caso a concorrência aumentar, com certeza tudo mudará na Record. Prova disso está no “Tudo é Possível”, que ocupou a vice-liderança por muitos anos na tarde de domingo com um programa sofrível, chato, lento e insosso. Com a ida de Eliana para o SBT e a chegada do “Domingo Legal” nas tardes, a atração, agora de Ana Hickmann, foi totalmente reformulada, tornou-se mais competitiva, mais forte e mais interessante.
https://i0.wp.com/lh4.ggpht.com/_i7nCJG7Qb_E/Sq6FHIwFrSI/AAAAAAAABQw/V7w2NxEwIvI/DOMINGO+LEGAL+-+IMITACOOES+DE+RODRIGO+CACERES+3.jpgToda essa operação foi arquitetada para que, ao menos, se não reavesse a vice-liderança, que a média dos 8 pontos fosse mantida. Hoje em dia o programa rende entre 7 e 8 pontos e só alcança o segundo lugar uma vez a cada dois meses. Se esse formato dinâmico tivesse sido implantado na época de Eliana, em 2005 ou 2006, suas médias teriam sido, no mínimo, duas vezes maior. Se o formato de Eliana estivesse no ar ainda, o “Tudo é Possível” estaria dando 4 ou 5 pontos. Essa prática apenas confirma o benefício da concorrência para o telespectador, ainda mais em um dia que é conhecido pela ausência de boas atrações.
Anúncios
  1. Nenhum comentário ainda.
  1. No trackbacks yet.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: