Início > Uncategorized > "É uma responsabilidade que, modéstia à parte, consigo suportar", diz Adriana Esteves sobre interpretar Dalva de Oliveira

"É uma responsabilidade que, modéstia à parte, consigo suportar", diz Adriana Esteves sobre interpretar Dalva de Oliveira

Durante as gravações de “Dalva e Herivelto, Uma Canção de Amor”, minissérie que a Globo estreia nesta segunda (4), Adriana Esteves adquiriu um hábito inusitado: o de carregar uma pasta a tiracolo com fotos, recortes de jornais e um sem número de curiosidades sobre a vida de Dalva de Oliveira. “Andava tanto com a pasta que até faziam piada com isso”, lembra a atriz, às gargalhadas. Além de ajudar Adriana a lembrar de detalhes da vida e da obra de Dalva, que vez por outra ela precisava saber, a pasta também lhe permitia compor com mais realidade a popular cantora da década de 30. “Afinal, lá tinha tudo o que pesquisei sobre Dalva, as pessoas que conviveram com ela e com quem conversei… Era um material extenso”, destaca.


Tamanha dedicação à biografia da cantora nos intervalos de gravação da minissérie não foi à toa. Também no ar como a Celinha de “Toma Lá, Dá Cá”, a atriz teve de dividir seu tempo de trabalho entre o seriado e a trama sobre a vida de Dalva de Oliveira e Herivelto Martins. Era no camarim, portanto, que ela aproveitava para se inteirar sobre a personalidade e os hábitos da cantora. “Além da pasta, me ajudou muito conhecer o Nacib, que era amigo e fã número um da Dalva. Ele tem um acervo sobre ela em casa”, acrescenta ela, que também teve vários encontros com Pery e Bily, filhos de Dalva e Herivelto. “Foi muito bacana e ao mesmo tempo engraçado escutar os relatos deles. Até porque, eles são os filhos da mulher que eu ia representar!”, constata.

Além de mergulhar na vida e na obra de Dalva de Oliveira, Adriana precisou fazer aulas de fono, canto e “lip sinc”, uma espécie de dublagem ao contrário, em que a voz é a original e o ator movimenta os lábios em sincronia com o que é dito. Tudo para dublar corretamente as canções. “A voz que se ouve não é a minha, é a da Dalva. Eu só dublava. Mas para não ficar nada forçado, tinha de dublar muito bem”, lembra ela, que na história interpreta a cantora dos 19 aos 55 anos. Aliás, para encarnar a “Rainha da Voz” em tantas fases de vida, ela, que tem 39 anos, teve de sofrer transformações – tanto para rejuvenescer quanto para envelhecer. “Foi um trabalho de caracterização muito bacana. A Dalva tinha o cabelo enrolados e curto. E o meu é longo e liso. Tive de usar peruca em todas as fases”, explica a atriz, que também usou lentes de contato verdes.

Apesar de parecer uma responsabilidade e tanto representar uma figura que já existiu, Adriana admite que em momento algum se sentiu pressionada. Pelo contrário. Por já ter vivido experiência parecida no teatro – ano passado, ela interpretou Maria Bonita na peça “Virgolino e Maria – Auto de Angicos”, ao lado de Marcos Palmeira, que encarnou Lampião -, a atriz admite que ficou ainda mais empolgada com o convite para incorporar Dalva. “Ter encarnado na tevê Maria Bonita no teatro me deu ainda mais coragem de reviver alguém que existiu”, reconhece, confirmando não se preocupar com as inevitáveis críticas à sua interpretação da popular cantora. “É uma responsabilidade que, modéstia à parte, consigo suportar. Além do mais, estou tranquila. Sei que dei o meu máximo. Minha dedicação foi enorme”.

Segundo a atriz, o mais importante em um trabalho que tem como foco reconstruir a vida de uma figura que já existiu é estar aberta para criar o novo. “A intenção é muito mais revelar do que imitar. É sugerir o sonho para o telespectador”, argumenta Adriana, que nos meses de gravação da minissérie – de setembro a novembro – não tinha tempo para nada. Principalmente porque estava gravando junto “Toma Lá, Dá Cá”. “Foram meses de muito trabalho. Mas valeu a pena a experiência. Só espero agora que as pessoas se encantem, sonhem e possam reviver uma época da história que foi tão bonita”, suspira.

Anúncios
  1. Nenhum comentário ainda.
  1. No trackbacks yet.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: